top of page
  • Foto do escritorWalmir Bastos

A História da Língua Inglesa - Part 3


Em História da Língua Inglesa Part 2 os Normandos tinham invadido a Bretanha fazendo com que palavras utilizadas no Francês, fossem incorporadas ao idioma.

Mas e as regras ortográficas e a fonética, foram elas também afetadas por essa interferência? Por que a língua inglesa possui regras tão confusas?


Bem, com a expulsão dos Normandos, até então classe dominante na Bretanha, o Inglês, ou "Old English", voltou a ser a língua oficial, contudo quem sabia ler e escrever, só sabia escrever Francês, pois até esse momento as pessoas que falavam inglês no dia-a-dia eram apenas os camponeses, os quais eram analfabetos.


Old English

Conclusão, as regras ortográficas haviam sido esquecidas, visto que o Inglês tinha raramente sido utilizado na escrita durante os 200 anos de dominação Normanda (1100 a 1300). Desta forma a grafia das palavras passou a variar de acordo com quem as escrevia.


Por que a invenção da imprensa veio agravar essa situação?


Na tentativa de se resgatar a escrita do idioma, algumas palavras foram alteradas para ficarem mais parecidas com o Latim, como por exemplo, "dette" (dívida) se tornou "debt" (debitum em Latim) mas manteve sua pronuncia original.



E para piorar a situação, como ninguém tinha certeza de nada, tipógrafos desonestos, os quais cobravam por letra para imprimir livros e documentos, acrescentavam, por conta própria, letras extras às palavras, tais como dois Ts ou dois Ls quando apenas uma letra seria necessária para se produzir o som de "T" ou de "L", aumentando assim a própria remuneração.


E se isso ainda não bastasse, cada "Printing House" (tipografia) da época seguia regras ortográficas próprias .


Printing Press

Isso explica porque heard (passado de hear - ouvir) rima com bird (pássaro) e não com beard (barba), ou talvez porque dead (morto) rima com bed (cama) e não com bead (conta de colar).


No próximo, A história da Língua Inglesa - Part 4, veremos de que forma os dialetos Indianos contribuíram para enriquecer o Inglês que falamos nos dias de hoje.




Leia também:


Assista ao Vídeo Como surgiu a língua inglesa? por Claire Bowern do Ted Education e aprenda mais sobre esse assunto. Em inglês. (4:53) - Clique aqui

 

Prof. Walmir Bastos

Aulas particulares de inglês

Online - Zoom, MS Teams ou Skype ou presenciais informações

Regular ou Executivo                                                      walmirbastos@hotmail.com

Cel. (19) 99104-0064

 



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page