top of page
  • Foto do escritorWalmir Bastos

O que fazer para TURBINAR seu vocabulário em inglês e sua capacidade de compreensão de textos.

Atualizado: 24 de jun. de 2022



A língua inglesa pode ser comparada a uma enorme caixa de "LEGO" e tudo que precisamos fazer é aprender a encaixar os blocos para criar objetos diversos. As possibilidades são infinitas. Mas para que possamos tirar total proveito do brinquedo, precisamos conhecer as peças que temos disponíveis e o que cada uma é capaz de fazer.


Vejamos,


Para alguém com pouco conhecimento de inglês, a palavra afternoon não se parece com nada, e isso faz com que seja difícil assimilar seu significado. Mas se a desmembrarmos, obteremos after, que significa depois e noon que quer dizer meio dia. Portanto "afternoon" se refere à parte do dia depois das 12 horas, tornando fácil deduzir que o termo se refere ao período da tarde.


Ou mesmo o tão conhecido breakfast. A maioria das pessoas não sabe que break significa quebrar e fast, jejum. A frase resultante quebrar jejum, devidamente contextualizada, certamente nos fará relacionar esse termo com a nossa primeira refeição do dia, ou seja, o café da manhã.


Sendo assim, uma das maneiras de melhorar a sua compreensão de texto e consequentemente seu vocabulário, é criar o hábito de desmembrar as palavras desconhecidas e tentar identificar o que as compõe. Dessa forma, como já disse anteriormente, baseando-se também no contexto, você terá grandes chances de inferir seu significado sem recorrer a um dicionário. O que é bastante saudável e aconselhável, quando tudo o que se almeja é poder um dia pensar em inglês.

Imagine-se utilizando essa técnica para ler um texto em inglês num teste vestibular.


Acredite. Muita gente já se beneficiou das dicas aqui expostas. Alunos com conhecimento básico da língua que precisavam passar por alguns testes de inglês instrumental nos quais necessitavam apenas demonstrar que eram capazes de compreender os textos, lendo-os e simplesmente respondendo algumas questões em português.


Lançando mão dessa artimanha, todos, sem exceção obtiveram bons resultados.



Agora que você já sabe como desmontar palavras para decifrá-las, descubra a seguir como tornar essa técnica ainda mais eficaz.

Para se tornar um leitor ainda mais hábil você precisa conhecer os prefixos e os sufixos da língua inglesa.


Mas o que são os prefixos e os sufixos?


Bem, você já convive com eles no seu próprio idioma, mas pode não estar ligando o nome à pessoa.


Para facilitar nossa compreensão, podemos dizer que os prefixos e os sufixos são pequenos fragmentos de texto os quais por sí próprios, parecem não querer dizer nada, mas, quando acrescentados a outras palavras, têm o poder de alterar o seus significados dando origem a novos termos.


Como por exemplo, em português, se adicionarmos o prefixo in à palavra feliz obteremos seu antônimo, Infeliz. E se acrescentarmos o sufixo mente a essa mesma palavra, teremos o advérbio infelizmente.


Sendo assim, se conhecermos a função de um prefixo ou sufixo, poderemos utilizá-lo para descobrir o que uma palavra significa ou, a partir de uma que já conhecemos, compor palavras novas ou com novas funções.


Vejamos isso aplicado à língua inglesa.


Se você fizer o download da lista de prefixos ( clique aqui ) que eu mesmo compilei verá que, na sua maioria, os prefixos da língua inglesa são muito parecidos com os nossos, mas esse jogo começa a ficar realmente mais interessante quando começamos a dominar o uso dos sufixos.


O poder dos sufixos


Da mesma forma que um prefixo, um sufixo é um pequeno fragmento de texto que adicionado ao final de uma palavra altera o seu significado. Como por exemplo, se adicionarmos o prefixo er ao verbo train (treinar) obteremos trainer, ou seja, treinador(ora). Troque o er por ee e ela se transforma no já conhecido termo trainee que designa aquele que recebe o treinamento ou seja que é treinado.



A língua inglesa possui sufixos próprios. As palavras não terminam de maneira semelhante por coincidência, isso ocorre porque estão acrescidas de sufixos tais como, ful, ness, ship, less, able, etc.




Veja os exemplos a seguir:


Careful = cuidadoso Careless = descuidado Carelessness* = descuido


Happy = feliz Happiness* = felicidade Happily = felizmente


* O sufixo ness acima transforma um adjetivo num substantivo.


Sweet = doce Sweeten = adoçar Sweetener * = adoçante

Você deve ter notado que podemos adicionar mais de um sufixo a uma mesma palavra obtendo resultados surpreendentes. No último exemplo, acrescentamos en ao adjetivo sweet = doce transformando-o no verbo sweeten = adoçar, depois acrescentamos também er e chegamos a sweetener = adoçante. Maneiro, não?



Cada um desses sufixos possui uma função específica como transformar um substantivo em verbo, um verbo em substantivo ou adjetivo em advérbio.


Faça o download da lista de sufixos (botões abaixo) para poder se familiarizar com eles. Como disse anteriormente, eu mesmo compilei essas listas, por isso são exclusivas e você certamente não irá encontrar nada semelhante em livro algum, pois, tomei a precaução de traçar paralelos entre os sufixos e prefixos em inglês e os que possuímos na língua portuguesa, tudo ilustrado com exemplos em ambos os idiomas.


Bem, dica dada.


Agora só depende de você.


Até minha próxima publicação.



Prefixes_table
.pdf
Fazer download de PDF • 386KB

Sufixes_table
.pdf
Fazer download de PDF • 266KB

 

Prof. Walmir Bastos

Aulas particulares de inglês

Online - Zoom, MS Teams ou Skype ou presenciais informações

Regular ou Executivo                                                      walmirbastos@hotmail.com

Cel. (19) 99104-0064

 



154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page