top of page
Foto do escritorWalmir Bastos

O Processo Eleitoral Americano bem explicadinho.

Atualizado: 29 de fev.

As eleições americanas chegaram. Vejamos quão diferente e interessante é esse processo nos EUA aproveitando para aprender um pouco de vocabulário eleitoral. No Brasil o processo para eleição de um presidente é simples. Conta-se os votos atribuídos a cada candidato e aquele que obtiver um maior número de votos, assume a presidência. Já nos Estados Unidos as eleições para presidente são decididas pelos estados individualmente.


Funciona da seguinte forma. No dia da eleição ( election day ) ou previamente a ela, os eleitores ( constituency ) de cada estado votam para presidente ( president ) e vice presidente ( vice-president ). O candidato que receber mais votos num determinado estado, se torna o candidato eleito por aquele estado e ganha os pontos correspondentes ao estado em questão . Assim, seria de se supor que o candidato apoiado por um maior número de estados se tornasse o vencedor, não é mesmo? Contudo, isso não é assim. Os estados são subdivididos em distritos eleitorais ( congressional districts ) e o número de distritos varia de acordo com o número de habitantes. Maior população resulta em um maior número de distritos eleitorais, que são considerados, cada um, como 1 indivíduo. Cada distrito eleitoral representa 1 eleitor ( elector ).



Todo estado conta também com 2 senadores ( senators ) que o representa no senado ( senate ). O voto de cada um desses senadores, equivale ao voto de 1 eleitor cada, o que faz com que o número de pontos computados na votação ( polling ) em cada estado represente, para o candidato ( candidate ), um número de pontos igual ao número de eleitores daquele estado acrescido do voto dos dois respectivos senadores.


Vejamos um exemplo.


A Califórnia que é o estado mais populoso dos EU, possui 53 districts + 2 senators representando 55 votos para o candidato que vencer por lá. Por outro lado, o Wyoming, o estado com a menor população dos EU com 3 districts + 2 senators irá conferir ao vencedor apenas 5 míseros pontos.


É por isso que os candidatos a presidente fazem tanta questão em fazer seus comícios ( rallies ) na Califórnia, Texas, Pensilvânia, Flórida, Nova Iorque, etc. Vencer nos estados mais populosos faz com que a pontuação suba rapidamente.


Quem vence a corrida? O candidato que mais rapidamente atingir 270 pontos se tornará o presidente eleito, haja vista que o número total de districts acrescido do número de senators, somando-se os 50 estados americanos é de 538. que dividido por dois dá 269. A posse se dá sempre no dia 20 de janeiro do ano seguinte, ocasião na qual o presidente eleito faz seu famoso juramento ( oath ) e é empossado ( sworn in ).


Curiosidade - O presidente faz o juramento de posse ( swears in ) com a mão sobre a mesma Bíblia ( Bible ) utilizada na posse de George Washington, o qual foi o primeiro presidente americano.


 

Glossário - Eleições americanas


Faça o download do glossário completo (PDF) Clique aqui


absentee voting - Equivalente ao voto em trânsito. Esse método de votação também permite ao eleitor votar antecipadamente em pessoa (absentee in person) ou por correio (absentee by mail).

ballot – Cédula de votação

ballot box – Urna.

campaign – campanha, fazer campanha.

campaign chest – Literalmente baú de dinheiro refere-se ao dinheiro arrecadado para ser usado em campanha.

candidate – candidato

clerk – Mesário

constituency – Eleitorado

election day – Nos Estados Unidos a eleição para president e vice president ocorre na primeira terça-feira de novembro dos anos múltiplos de quatro. Nos anos pares os eleitores elegem os vereadores para um mandato de dois anos e um terço do senado para seis anos.

exit poll – pesquisa de boca de urna

mudslinging – ataques pessoais exagerados e muito frequentemente sem fundamento.

oath – juramento que o presidente faz no dia da posse.

political party – partido politico.

rally – (Nesse contexto) comício

running mate – o vice do candidato.

runoff primary – Segundo turno (não procede nesse caso)

stump speech – A discurso de campanha/comício.


 

Prof. Walmir Bastos

Aulas particulares de inglês

Online - Zoom, MS Teams ou Skype informações

Regular ou Executivo                                                      walmirbastos@hotmail.com

Cel.+55 (19) 99104-0064

 


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page