top of page
  • Foto do escritorWalmir Bastos

O que eu tenho que fazer para melhorar minha pronúncia no inglês?

Atualizado: 24 de jun. de 2022

Se você está aprendendo inglês é importante que leia esse artigo até o fim para saber como agir para melhorar sua pronúncia.


Quando começamos a estudar inglês, acreditamos que o principal que temos que fazer é aprender as regras língua.


Regras ortográficas, gramaticais e de pronúncia.


Isso porque, no início, até que não se obtenha um bom domínio do idioma, ter regras para se pautar, torna tudo muito mais fácil, não é mesmo?


Contudo, pode-se levar algum tempo até que percebamos que nessa língua que se originou da mistura de tantas outras, regras, quase não existem, principalmente no que se refere à pronúncia e quando finalmente encontramos alguma, deparamos com uma infinidade de exceções.


É bom que se saiba, que muito do que um americano ou um britânico sabe, geralmente sabe porque memorizou. Falar inglês corretamente é um exercício de memória principalmente no que se refere à grafia das palavras e à pronúncia correta de cada uma delas.


"Me apego firmemente à crença de que ninguém pode dizer como pronunciar uma palavra inglesa, a menos que já a tenha ouvido em um algum momento."

A afirmação acima, da qual dificilmente alguém com um bom conhecimento da língua inglesa ousaria discordar, é de W.W.Skeat (fig. acima) que foi professor da Universidade de Cambridge.


Para entendermos melhor o porque dessa declaração, podemos tomar como exemplo a combinação formada pelas letras ough, a qual pode dar origem a oito palavras distintas, assumindo oito pronúncias diferentes,




Então como saber como se pronuncia uma palavra desconhecida?


Hoje em dia tudo está mais fácil, pois, podemos verificar a fonética de um vocábulo em inglês diretamente em nosso smartfone, através do Google Translator ou acessando um dos muitos dicionários eletrônicos encontrados na rede. Neles se pode ouvir a pronúncia de um termo sem necessitar recorrer aos símbolos fonéticos como se fazia antigamente (foto ao lado).

Tabela de símbolos fonéticos - Dicionário Oxford Escolar

Para orientar os leitores com relação à pronúncia correta de uma palavra, todos os dicionários, sejam eles inglês/inglês ou inglês/português trazem já nas suas primeiras páginas uma tabela com símbolos que representam os diversos fonemas peculiares ao idioma em questão.


Essa tabela foi inicialmente elaborada para que os próprios nativos da língua pudessem dirimir suas dúvidas, mas, muito obviamente, acabou por beneficiar principalmente a nós, estudantes de inglês como língua estrangeira.


Toda essa confusão fonética e ortográfica se origina do fato de que ao longo da história, o Reino Unido foi alvo de inúmeras invasões por povos de culturas e línguas diversas. Cada um dos invasores, normandos e nórdicos deram sua contribuição particular aos dialetos das tribos que já alí habitavam, os Anglos, os Jutos, os Celtas e os Saxões, dando origem ao chamado Old English ou também Anglo/Saxão, precursor do inglês moderno.




Diante do exposto fica claro que a melhor forma de se reforçar a pronúncia e ter segurança na hora de se comunicar oralmente, é se esforçar para manter o máximo de contato com a língua através de materiais acompanhados de áudio como as revistas (Speak Up) e os livros especializados (Graded Readers - Catálogo), os CDs que acompanham os livros didáticos, podcasts, filmes, etc.


O segredo é ouvir, ouvir e ouvir.


Se essa matéria te ajudou de alguma forma, compartilhe com um amigo.



LEIA TAMBÉM:

A história da Língua Inglesa 1, 2, 3 e 4


 

Referências:

Revista Speak up - Outubro 1987

 

Prof. Walmir Bastos

Aulas particulares de inglês

Online - Zoom, MS Teams ou Skype ou presenciais informações

Regular ou Executivo                                                      walmirbastos@hotmail.com

Cel. (19) 99104-0064

 


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page